segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Notícias - Site UPF

11/08/2011 - 17:23
Desenvolvimento das ações da Agenda 21 em Passo Fundo é destaque em seminário
CCTAM/UPF coordena as atividades até o final do ano. Na próxima semana outras palestras e ações serão realizadas

Foto: Caroline Simor
José Vicente de Freitas, coordenador Nacional da Agenda do Ministério do Meio Ambiente foi o palestrante no primeiro dia do Seminário da Agenda 21 Local
O Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade de Passo Fundo (CCTAM/UPF), representado por sua coordenadora, professora Elizabeth Maria Foschieira, está realizando diversos eventos para movimentar as ações da Agenda 21 em Passo Fundo. Uma dessas atividades é o Seminário Local Agenda 21, que teve sua primeira etapa realizada nessa quinta-feira (11/08).

Entre as finalidades do encontro está fortalecer e qualificar o processo de sensibilização, esclarecer e implementar o Passo a Passo da Agenda 21. O palestrante convidado, José Vicente de Freitas, coordenador Nacional da Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, destacou que ações como essas são necessárias para que as experiências da Agenda possam acontecer, enfatizando os desafios para a sua implementação em todo o país. “É importante também ouvirmos a realidade de Passo Fundo para que, à luz desses desejos e do que já é feito, possamos mostrar os caminhos e as reais oportunidades que existem”, ressaltou.

Freitas reconhece que muitas pessoas não conseguem ver na prática as ações da Agenda, mas que é necessário seguir confiante nos resultados a longo prazo. “É importante trabalhar a ideia de que a Agenda 21 não gera uma solução mágica, antes de tudo ela é um processo, e enquanto processo essas soluções não vêm da noite para o dia, mas a partir da compactação que envolve os diferentes agentes envolvidos, sem esquecer que a maior dificuldade para implementar o projeto local de desenvolvimento sustentável é sempre a questão financeira. Esse empecilho, entretanto, podemos resolver com a ajuda da comunidade, pensando soluções para encaminhar os trabalhos”, concluiu.

A professora Elizabeth Foschieira, coordenadora da Agenda 21 local, ressaltou que este primeiro dia foi muito positivo, não só pela presença do representante do Ministério do Meio Ambiente, mas também pela participação da comunidade que lotou o auditório do Ministério Público. “A UPF assume pelos próximos seis meses a coordenação da Agenda 21 e este seminário já estava no planejamento. Ele é um espaço para que a comunidade participe e possa entender o processo da Agenda, reconhecer as atividades que já são desenvolvidas nas instituições e poder aderir a este processo que é coletivo, onde construímos juntos, promovendo as ações, buscando a qualidade de vida e a realidade de uma cidade-educadora”, considerou.

Também estiveram no evento, o secretário do Meio Ambiente Clóvis Alves, o ex-coordenador da Agenda e vereador Rui Lorenzato, o promotor Paulo da Silva Cirne e o vice-prefeito Rene Ceconello.

O Seminário, dividido em duas etapas, segue na próxima quinta-feira (18.08), a partir das 13h30min, no Auditório do Ministério Público. Na pauta do encontro estarão as ações e estratégias para Consolidação do Diagnóstico Participativo Local, inicio do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município e a socialização das propostas dos grupos de trabalho.

Informações na Secretaria Executiva da Agenda 21 junto à Associação Beneficente Ensine a Pescar – ABEP, Rua Moron, 1324 - sala 9ª, telefone 54 3312 0448 ou no e-mail agenda21passofundo@gmail.com.

            


                                    
Fonte: http://www.upf.br/site/index.php?option=com_wrapper&Itemid=326

Nenhum comentário:

Postar um comentário